Coleção de Livros Infantis

geralweb2.jpg

Os livros já haviam sido editados pela Editora Nórdica nos anos 80. Com o relançamento por outra editora, o escritor Werner Zotz optou por um novo formato (20 x 20 cm), todos coloridos, em papel off-set.

4 thoughts on “Coleção de Livros Infantis

  1. Visitei teu site e gostaria de me corresponder contigo sobre literatura infantil. Também sou catarinense,psicóloga infantil, mas moro há muitos anos aqui em Belo Horizonte. Tenho planos de voltar p/ a bela Floripa em breve. Aguardo teu contato. Abraços.

  2. Prezado(a)s Senhore(a)s,

    Tradicionalmente na segunda semana do mês de outubro a Biblioteca do Caraça promove a SEMANA DO LIVRO, DA BIBLIOETCA, DA CRIANÇA E DA ECOLOGIA.
    Da programação constam atividades como trilhas, exposição de artesanato, apresentações artísticas, palestras ambientais e distribuição de livros infantis.
    No ano passado participarão cerca de 750 crianças (de famílias de baixa renda), do ensino fundamental, de escolas municipais das cidades de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara.
    Na expectativa de reeditarmos este ano a distribuição de livros infantis é que nos dirigimos a esta conceituada casa de livros no sentido de solicitar a doação de livros para a distribuição.
    Informamos que além da boa mídia que o evento gera nas cidades e na região disponibilizamos espaços privilegiados para colocação de baneres e distribuição de folderes (e folheteria diversificada).

    Sebastião Fonseca e Silva
    Voluntário da Biblioteca do Caraça

    CONTATO:
    tiaocrispim@yahoo.com.br
    Telefone: 031 3832 1616 (Casa da Cultura de Santa Bárbara)
    031 9202 4847 (celular pessoal)
    031 3832 12 01 (Residencial)

    A BIBLIOTECA DO CARAÇA:

    Como a maioria das Bibliotecas, a Biblioteca do Caraça também foi se formando aos poucos e de acordo com as necessidades do Colégio. Na época do Irmão Lourenço de Nossa Senhora, não havia mais do que 27 livros, sendo todos religiosos.
    Os primeiros Padres da Missão que chegaram ao Caraça trouxeram algumas publicações da Europa e do Rio de Janeiro, dando início ao famoso acervo desta Biblioteca. De todos os Padres que por aqui passaram, o que mais contribuiu para a formação do acervo foi o Padre Miguel Maria Sípolis, C.M., que por duas vezes foi superior do Caraça (1854-1857 e 1861-1867). Tendo ido à Europa por diversas vezes, Padre Sípolis trouxe de lá publicações dos séculos XVI, XVII e XVIII.
    No século XIX, na Província de Minas, duas Bibliotecas se destacavam pelo número de volumes e pelo valor cultural de seu acervo. Uma era a Biblioteca Municipal Batista Caetano de Almeida, instalada em 1827, na cidade de São João Del Rei. A outra era a Biblioteca do Colégio do Caraça, provavelmente com mais de 30000 volumes.
    Quando houve o incêndio em 1968, a maioria dos livros se queimou. Alguns dizem que havia umas 30000 obras, outros citam 40000 e até mais. O que se sabe ao certo é que quase 15000 livros foram salvos pelos alunos e pelos Padres que enfrentaram o fogo para salvar o rico acervo. Hoje, contando com mais de 30000 volumes, a Biblioteca do Caraça guarda dentre suas preciosidades 2500 obras raras.
    Para o visitante que sobe a Serra, são necessários tempo e disposição, associados a interesse e cultura, para apreciar os tesouros de uma Biblioteca quase bicentenária, responsável pela formação de tantos homens ilustres que ajudaram a mudar a história deste país.
    A Biblioteca atualmente está instalada no segundo andar do prédio onde funcionava o Colégio, que hoje abriga o Museu, a Biblioteca, o Arquivo Histórico e Fotográfico e um Centro de Convenções.

  3. Olá Leila…
    Gostaria de saber o que seria preciso fazer para receber doações de livros infantis para trabalhar com um grupo de crianças aqui na comunidade que trabalho.
    Sou funcionária pública, psicóloga e a localidade em que trabalho é de baixa vulnerabilidade social, onde as crianças mal sabem ler ou escrever nem mesmo seus nomes.
    Então, minhas colegas e eu tivemos a idéia de trabalhar com estas crianças a fim de promover o aprendizado das mesmas. Para tanto, estamos procurando formas de angariar material tais como: livros infantis, didáticos entre outros para o enriquecimento do projeto.
    Desde já agradeço sua atenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>